Saiba os benefícios da maçã

Quem nunca ouviu o ditado: "Uma maçã por dia garante uma vida sadia"?

maçã é saúde

A maçã é uma fruta deliciosa, geralmente quem não gosta de uma espécie, gosta de outra. Além do mais, todos praticamente podem ter acesso a ela, visto que seu preço é razoável. Tem tantas propriedades benéficas que vale a pena tê-la em casa. Veja só os benefícios da maçã.

A maçã é fonte de fibras, além de oferecer vitamina A, vitamina C e Folato. Quem nunca ouviu o ditado: "Uma maçã por dia garante uma vida sadia"? Além das vitaminas e nutrientes já citados, a maçã é considerada uma fruta detergente, que ajuda a tirar impurezas dos dentes.  Muitos dentistas brasileiros acreditam que se toda criança comesse uma maçã por dia, a cárie poderia  ser erradicada do país.
vida saudável

A maçã tem pectina, uma fibra solúvel que ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) do sangue.
As catequinas, substâncias antioxidantes presentes na fruta, já foram associadas em diversos estudos à boa saúde pulmonar, melhorando sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica e de outras afecções respiratórias, como a asma. A maçã também possui uma propriedade adstringente que auxilia a garganta e as cordas vocais.
Ainda precisa de novos estudos para comprovar, mas um estudo holandês recente sugere  que a maçã é a única fruta que pode baixar o risco de doenças pulmonares entre fumantes.
A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária.
Apesar de precisar de mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco de AVC em cerca de 40%.
A maçã possui agentes cicatrizantes que ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã.
Devido às vitaminas do complexo B, a fruta também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Isso se dá por ela ser uma ótima fonte de nutrientes, sendo rica em vitamina C e ácido fosfórico.  Desta forma, a maçã ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

dieta

Para quem quer iniciar uma dieta a maçã é de grande ajuda. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade. A casca, por exemplo, possui fibras insolúveis que não são digeridas e, por isso, ficam no estômago por mais tempo. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates.





Crédito das imagens:
Pixabay e br.freepik.com

Crédito pelo post:


Comentários

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita. Volte sempre!
Sua mensagem é muito importante.