Reaproveite camisas velhas e faça aventais ou babador para bebês


A ideia foi retirada do site russo LiveInternet.



Materiais necessários:
- Tesoura
- Caneta
- Máquina de costura
- Linha
- Camisa velha

Como fazer:
O primeiro passo é desenhar o molde na camisa. Para isso, utilize como exemplo um avental tradicional. No modelo mais simples, a gola da camisa será reaproveitada, portanto desenhe o corte das mangas e corte somente a partir da gola, conforme mostrado na galeria de imagens. Fixe duas tiras nas laterais para que seja possível amarrar o avental. Elas podem ser feitas com os próprios retalhos das camisas.
Em geral, quase todas as opções de desenho do avental seguirão o mesmo padrão. O que os diferencia é o cuidado com o acabamento e alguns pequenos detalhes. Neste primeiro caso o único cuidado necessário é com a costura das bordas e barras que forem recortadas.
Se você tiver mais habilidade com a máquina de costura, pode ir além. Uma das sugestões é fazer o avental aproveitando duas camisas. Neste caso é necessário retirar as mangas e corta a camisa nas laterais. A abertura central, que normalmente é fechada por botões, será a divisão do avental. Assim, o lado esquerdo de uma camisa será fixado através dos botões no lado direito da outra. Novamente os retalhos da camisa podem ser aproveitados para fazer as tiras e o restante pode virar bolsos ou enfeites de fuxico ou patchwork. Em todos os casos os aventais podem ser personalizados de acordo com o gosto de quem irá usá-lo.

A sugestão do babador para bebês é do blog "A Little Tipsy" e consiste em transformar a roupa antiga ou que saiu de moda em um utensílio novo. 

Para isso será necessário:
- Alfinetes
- Camisa usada
- Lápis
-Tesoura
- Papel manteiga
- Durex
- Máquina de costura
- Linha
- Feltro
- Velcro

Como fazer:
O artesanato começa com a construção do molde, que está disponível para impressão aqui e aqui. Depois de impressos eles devem ser recortados com cuidado, sempre mantendo uma margem de aproximadamente um dedo ao redor da marcação, para que sejam colados adequadamente na montagem final.
É preciso atentar ao tamanho da gola, pois se a camisa usada for muito grande, ela pode ficar desproporcional ao tamanho do pescoço da criança. Portanto, utilize uma camiseta do bebê para fazer o corte na medida correta.
O feltro será usado para forrar toda a estrutura, portanto ele deve ser cortado no formato idêntico ao do corte feito na camisa. Nesta etapa será preciso ter habilidades com a máquina de costura. Use os alfinetes para fixar os tecidos e costure-os em todas as bordas.
Uma pequena tira de velcro deve ser recortada e costurada em cada uma das alças. E assim o babador está pronto. 
Com informações do O artesanato.

Créditos: Ciclo Vivo



Comentários

  1. Cícera,
    que bela ideia! Vou mostrar pra minha mãe... acho que ela tem guardadas umas camisas que poderemos aproveitar.
    Valeu a dica: ;)
    O Dia do Amigo é um bom momento para agradecer: obrigada pela amizade!
    Abraço,
    Jussara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita. Volte sempre!
Sua mensagem é muito importante.