Como se prevenir da dengue, chikungunya e zika

A dengue, chikungunya e a zika são doenças transmitidas pelo mesmo mosquito Aedes aegypti. Suas  características são semelhantes: febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos. Fique atento aos sintomas e procure um médico. Cuidar da saúde é muito importante.

tabela de sintomas


Depois de uma breve descrição do que é cada doença e seus sintomas, vamos a prevenção:

Sabemos que o  Aedes aegypti precisa da água para colocar seus ovos, então qualquer coisa que acumule o mínimo de água que seja poderá ser foco do mosquito. Cuidado redobrado com garrafas, vasos de plantas, caixas d’água, pneus velhos, lixo e sacolas, pois podem acumular água. Se for continuar falando aqui de coisas acumulam água a lista ficará muito extensa, até tampa de garrafa de refrigerante pode ser foco de mosquito. Então, cuidado!

Como se prevenir da dengue, chikungunya e zika

Outra forma de prevenção é o uso de roupas compridas de preferência roupas claras, o mosquito se sente atraído a roupas escuras.
Use repelente, principalmente se estiver grávida, pois o mosquito da dengue transmite Zika que pode causar microcefalia.


cuidar da saúde

O que é Microcefalia? Microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. No site Baby Center tem uma explicação detalhada sobre o problema.
Podemos evitar ser picados por usar repelentes, mas é preciso atenção ao comprá-los. Verifique se os componentes ativos são: DEET, Icaridin ou IR 3535.  Lembrando que crianças menores de dois anos não devem usar repelentes à base de DEET e idades entre 2 e 12 anos a concentração desse componente deve ser de 10%.
Se quiser aumentar a proteção use  telas em janelas e portas, bem como repelente de tomada. Se cada um cuidar do seu quintal deixando-o limpo, sem foco de mosquitos será possível sim, diminuir a quantidade de mosquitos.

Para mais esclarecimentos sobre essas doenças, bem como outras dúvidas acesse: http://combateaedes.saude.gov.br/index.php/tira-duvidas
.
Abaixo algumas atividades para ensinar as crianças a se proteger do Aedes aegypti.
dengue


ache o mosquito da dengue


sintomas da dengue

limpando o terreno
mantenha fechada

evite água parada

Aedes Egypt
Como se prevenir da dengue, chikungunya e zika


Cuide de sua saúde e se previna da dengue, chikungunya e zika.

Créditos pelas imagens:
http://combateaedes.saude.gov.br

http://www.smartkids.com.br

http://www.espacoeducar.net/

Comentários