Coma legumes e verduras


Coma verduras e legumes


Que legumes e verduras são muito importantes para a saúde todos sabem. Porém, nem todos fazem consumo delas, principalmente as crianças. Infelizmente, muitos pais não ensinam seus filhos a comer verduras e legumes. Em alguns casos porque eles mesmos não gostam e supõem que seus filhos também não gostarão. Isso é um erro. Pais gostando ou não devem incentivar desde cedo o consumo de verduras e legumes.


Os legumes e as verduras fornecem vitaminas, sais minerais, fibras, ou seja o que precisamos para viver saudável. Você deve comer, pelo menos, três porções de legumes ou verduras por dia. Essa é a recomendação dos nutricionistas. Mas nem sempre fica viável seguir essa recomendação devido ao alto custo desses alimentos. O que fazer então? Fique de olho na "temporada" daquele legume ou verdura. Esses costumam ficar mais baratos em determinadas épocas do ano.

Aqui estão algumas opções de  legumes e verduras, bastante comuns em várias regiões do Brasil.



ABÓBORA
vitaminas


A abóbora é rica em fibras. É uma boa fonte de betacaroteno, vitamina E e vitamina C, possui propriedades antioxidantes e vitaminas do complexo  B. É fonte de Cálcio, Fósforo, Ferro e Potássio.

Suas sementes além de conter ferro e zinco é uma boa fonte de  gorduras insaturadas (benéficas ao coração).

ALFACE
Alface vitaminas

A alface é  fonte de vitamina A, vitamina K e de folato. É rica em ferro, fósforo, potássio, manganês e carotenóides.



AGRIÃO
Agrião vitaminas

É uma excelente fonte de minerais. pois, é rico em magnésio, cálcio, ferro e também em vitaminas do complexo B – como o acido fólico –, vitamina C e vitamina A.A vitamina A é essencial para a boa visão e a saúde da pele. As vitaminas do complexo B são responsáveis pelo crescimento e produção de energia e também e a vitamina C  é importante para aumentar a resistência do organismo às infecções.


BATATA

Batata vitaminas

A batata é rica em vitaminas B, vitamina C, fibras e carboidratos complexos. Contém cobre, magnésio e folato (vitamina b9).



BETERRABA
Beterraba vitaminas

 É boa fonte de vitaminas A e K, e fonte de vitaminas B1, B2, B5, B6, B9 (folato), vitaminas C e E, cálcio, potássio, ferro, cobre, manganês e magnésio. Além disso possui várias substâncias antioxidantes.

BRÓCOLIS

Brócolis vitaminas
Alta concentração de ferro, rico em fibras e boa fonte de cálcio, vitaminas B e vitaminas A, C e K.


 CENOURA
Cenoura vitaminas
 A cenoura é excelente fonte de vitamina A, betacaroteno, luteína e zeaxantina e boa fonte de cálcio e potássio.

RÚCULA
Excelente fonte de vitamina K e de folato (vitamina B9). A rúcula possui substâncias antioxidantes e fibras alimentares.


TOMATE
Tomate vitaminas
Além de conter vitaminas A e C, o tomate é rico em licopeno, um antioxidante. 


CHUCHU
Chuchu vitaminas
Possui potássio, vitamina A e vitamina C. Os brotos de chuchu são excelentes fontes de cálcio, fósforo e ferro e em nutrientes como as vitaminas C e B.


CEBOLA
Cebola vitaminas


Possui propriedades anti-inflamatória e anti-oxidante. É rica em sais minerais, tais como: ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio. Possui vitaminas C e do complexo B.


Muitas verduras e legumes possuem substâncias antioxidantes, mas o que significa antioxidante?
Um antioxidante é aquilo que o alimento nos fornece para combater os radicais livres. Os radicais livres são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, pelo câncer, por doenças cardiovasculares e doenças degenerativas. Os antioxidantes combatem os radicais livres ou atrasam o seu aparecimento. Podemos dizer que os antioxidantes ajudam a prevenir o câncer, o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e doenças degenerativas.
São muitos os benefícios. Então, faça bom uso dos legumes e verduras existentes em sua região e fique saudável.

Vamos então as atividades!

colorir batata

colorir cebola

colorir cenoura

colorir cenoura e beterraba

colorir chuchu

corresponda de acordo com a cor

cruzadinha dos legumes

descubra as palavras

descubra qual é o legume
horta de agrião e rúcula
recorte

horta na garrafa PET

cruzadinha verduras

ligue os pontos cenoura

Máscara de tomate

horta de tomate

Crédito pelas imagens:
Pixabay

Créditos pelas atividades: Smartkids


Para mais atividades escolares visitem meu Pinterest!


Comentários