Receita caseira para limpeza de animais e ambientes

Essa receita aprendi no site Ciclo Vivo, testei e aprovei e realmente funciona.
Moro no Tocantins e quem mora aqui sabe que passamos por duas situações todos os anos, falta de umidade e excesso de umidade. Como assim?
Quando acaba as chuvas, a umidade cai drasticamente chegando a 10% apenas. É um sufoco! Mas quando as chuvas começam, passamos por outra situação, excesso de umidade e é aqui que começam os problemas. Quais? Mofo e cheiro de cinza molhada. Como assim cheiro de cinza molhada?
No período seco, muitos aqui, tem um hábito ruim de queimar lixo, folhas, mato seco, etc, o que agrava a falta de umidade. Sem exagero nenhum, fica difícil enxergar alguns lugares de tanta fumaça. Olhos e narinas sofrem bastante nesse período, mas, quando o chuva começa o cheiro que mais sentimos é de cinza molhada, rsrsrs. Depois disso é o cheiro de mofo que incomoda.
Mas, vamos a que interessa. Como tirar o cheiro ruim dos ambientes e dos nossos bichinhos de estimação (período úmido fedem mais).

Vamos a receita para tirar cheiro ruim dos ambientes.

Limpeza do ambiente

- 1 litro de água

- ½ copo de vinagre de álcool

- 1 colher (sopa) de bicarbonato sódio

- ¼ copo de álcool

- 1 colher (sopa) de amaciante

Misture os ingredientes em um recipiente grande, pois o vinagre e o bicarbonato efervescem quando são usados juntos. Depois você pode colocar o líquido em um frasco menor.

Borrife sobre sofás, almofadas, camas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas. Ele tira o mau cheiro e ainda deixa com o perfume do amaciante.

Essa solução pode ser usada para limpar carpetes, mofo de roupas, interior de armários, estofados e teto do carro, principalmente para quem fuma no carro, e tira cheiro de chulé dos tênis. Além disso, ele pode ser usado para lavar um tecido, no caso de uma limpeza mais profunda, sem medo de estragá-lo.

O liquido pode ser usado até mesmo como aromatizador de ambiente, bastar substituir o amaciante por gotinhas de essência.
Prático, né?

Limpeza de animais


- 1 litro de água

- ½ copo de vinagre de álcool

- 1 colher (sopa) de bicarbonato sódio

Misture os três líquidos em uma vasilha, molhe um pano macio  e torça-o para que ele fique apenas úmido na hora de passar no animal.
O vinagre tira cheiros e dá brilho ao pelo, assim como o bicarbonato que também ajuda a tirar certos odores. Se o animal estiver muito fedido, você pode encharcar o pano e secar bem o animal depois.

Essa receita está disponível no site Ciclo Vivo

OBS: não exagere nos ingredientes. Bicarbonato demais deixa resíduos, muito amaciante "enseba" e muito vingare deixa o cheiro muito forte.



Comentários

  1. Cícera, que ótima essa receita para higienizar os cães entre um banho e outro. Vou fazer para ver se economizo um pouco no pet shop... rs
    Adorei sua visita ao minasdemim! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita. Volte sempre!
Sua mensagem é muito importante.