Cuidado com a baixa umidade

 Moro num lugar onde enfrentamos dois problemas: alta umidade e baixa umidade. 


Nos períodos de chuva é uma correria pra impedir que as coisas mofem devido a alta umidade. Quando acaba o período chuvoso vem outro problema a baixa umidade. Hoje por exemplo, a umidade está em 25%. Baixa, não é? Mas, vai baixar mais, vai chegar a 10%

 Estamos no mês de julho, de agosto em diante entraremos num período mais crítico. Isso acontece não só aqui, no Tocantins, mas em alguns Estados do Brasil. Quais os riscos da baixa umidade e o que fazer para melhorar ou resolver o problema?

Crianças, idosos e aqueles que têm problemas respiratórios, devem redobrar os cuidados nesse período. Pele, olhos, garganta e nariz ficam bem afetados na baixa umidade. As pessoas se sentem mais cansadas, pois recebem menos oxigênio do que deveria. Eu sinto que a umidade começou a baixar quando sinto o nariz arder por dentro. Muitos sentem isso e alguns chegam a ter sangramento nasal.  Quando ocorre em crianças pode ser um indicativo de que se precisa aumentar a ingestão de líquidos.
cuidado com a baixa umidade

Outro fator para o aumento do ar seco é o alto índice de queimadas. O Tocantins ocupa a 3ª posição do ranking de queimadas no Brasil, só perde para Roraima e Mato Grosso. Isso piora quando moradores queimam os lixos dos quintais. É comum ver ciscos de queimada voando e sujando tudo. Áreas, quintais e à vezes dentro de casa ficam cheios de ciscos de queimadas. Os ciscos são os que menos incomodam, o problema é a fumaça que fica no ar. Para todos os lados tem fumaça, o resultado é olhos ardendo e uma respiração de uma certa forma comprometida, pois respirar fumaça é muito ruim. Infelizmente somos obrigados a conviver com isso todos os anos. Você olha para as serras e vê que estão pegando fogo, olha para os lados e onde tem mato seco, folhas secas há fogo.  De dia nem tanto, mas começa o entardecer e você vê fogo e fumaça.

cuidado com a baixa umidade

São tantos problemas... o que fazer?

Como a umidade está baixa a primeira coisa a se fazer é aumentar a umidade. Como? Ingerindo líquido. Sabe aquela recomendação de beber pelo menos 2 litros de água por dia? Se você precisa disso em dias "normais", imagine em períodos mais secos. 

  • Beba bastante água!
  • Coma frutas e evite fazer exercícios em horários mais quentes.
  • Como a pele é afetada nesse período, use hidrante para mantê-la hidratada.
  • Mantenha a casa livre de poeira. (Use um pano úmido ao invés de seco, pois o pano seco pode espalhar a poeira e piorar o quadro daqueles que têm alergia)
  • Mantenha o ambiente úmido, usando umidificadores, toalhas molhadas (pode pendurar nas janelas) balde ou bacias com água.


Assim você irá conseguir sobreviver a esse período seco.


Imagens:
Pixabay






Comentários

  1. Ótimas dicas! Deu até vontade de tomar água. Rsrs...
    Abraço,
    oceano-particular.blogspot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsr. Água é essencial, principalmente nesse clima tão seco.

      Excluir

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita. Volte sempre!
Sua mensagem é muito importante.